• Confraria Da Folia

A noite de sexta no Porto Seco em 2020

Onze escolas de samba desfilarão na primeira noite do carnaval de Porto Alegre. Foto: Ricardo Giusti/PMPA



Império da Zona Norte em 2019. Foto: Ricardo Giusti/PMPA

O desfile das escolas de samba de Porto Alegre para o carnaval de 2020 será o maior da história do Porto Seco, quando se fala em quantidade de escolas desfilando em apenas 2 dias. Ao todo, 23 escolas e mais 1 tribo devem cruzar a avenida neste final de semana. O Confraria traz aqui um resumo do que cada escola levará para a avenida na sexta, 06, primeira noite de desfiles.


SEXTA-FEIRA, 06/03:


19:45 FILHOS DE MARIA

Abrindo o carnaval de 2020 da cidade, a novata escola da Lomba do Pinheiro disputa pelo grupo Bronze. E para sua estreia, a Filhos de Maria apresentará o enredo "Okutá", falando sobre o amuleto sagrado dos orixás.


20:25 PROTEGIDOS DA PRINCESA ISABEL

Retornando aos desfiles de Porto Alegre após 3 anos afastada, a representante de Novo Hamburgo integra o grupo Bronze e levará para a avenida a sua própria história com o enredo "Protegidos 50 anos - "Morro" de amores e saudades!".


21:05 MOCIDADE INDEPENDENTE DA LOMBA DO PINHEIRO

Encerrando a participação do grupo Bronze na sexta-feira, a Mocidade retorna aos desfiles oficiais de Porto Alegre clamando por igualdade e respeito, com o enredo "Sou Independente, sou Mocidade! Contra as intolerâncias, livre clamo liberdade".


21:45 ACADEMIA DE SAMBA PURO

Abrindo a disputa pelo grupo Prata, a Samba Puro, que em 2019 desfilou sem concorrer, levará para a passarela a vida de Renato Portaluppi, técnico do Grêmio. O título do enredo é "De Guaporé ao Japão, o verdadeiro Rei que conquistou a Maria da Conceição - Salve Renato, multicampeão".


22:45 FIDALGOS E ARISTOCRATAS

Terceira colocada no Prata em 2019, a Fidalgos aposta na tradição nordestina para conseguir a vaga ao grupo Ouro. A tricolor da Ipiranga apresentará na avenida o enredo "Não tenha medo, não se avexe! Sou Fidalgos, sou Nordeste, sou cabra da peste!".


23:45 COPACABANA

A sereia da Bom Jesus segue na linha de enredos afros como fez em 2019. Para este ano, a escola aposta no enredo "A Criação do Mundo na Tradição Africana" para retornar à elite, onde esteve em 2015.


00:45 REALEZA

Após o quarto lugar em 2019, a Realeza se inspirou na sua Encruzilhada do Samba para apresentar o enredo "Sagrados Cantos de Minha Encruzilhada" sobre lugares considerados sagrados pelo homem.


01:45 ACADÊMICOS DE GRAVATAÍ

Voltando a desfilar após o afastamento em 2019, a onça negra de Gravataí traz o enredo "Kilombo", e suas variações em diferentes culturas. A escola abre a disputa pelo Grupo Ouro.


02:55 IMPÉRIO DA ZONA NORTE

Os leões da zona norte cantarão a vida do galo missioneiro na avenida. Em homenagem ao ex-governador Olívio Dutra, o Império apresenta o enredo "O Galo Missioneiro canta na Zona Norte, Olívio Dutra" desejando conquistar o título que não vem desde 2008.


04:05 UNIÃO DA VILA DO IAPI

O trem da alegria vai pisar na avenida em 2020 contando a sua história e suas cores. Com o enredo "De azul, vermelho e branco eu sou a Vila que vocês pediram a Deus!", a Vila do IAPI comemora seus 40 carnavais e almeja o título inédito em sua história.


05:15 IMPÉRIO DO SOL

A representante de São Leopoldo encerra a primeira noite de desfiles disposta a sair vencedora no "jogo" do carnaval. O enredo do Império, que venceu o grupo Prata em 2019, é "A Império do Sol desafia, façam suas apostas, o jogo começou".