• Confraria Da Folia

A nova concepção de festival de samba enredo

O confrade Mamau de Castro apresenta sua visão sobre a escolha de samba em tempos adversos.


De repente, a humanidade se viu atingida por um inimigo invisível, o covid-19, causador de uma pandemia letal, que jamais ocorrera com tamanho índice de fatalidade. Uma cruel gripe que atinge homens, mulheres, ricos, pobres, pretos, brancos, adultos e crianças. Literalmente a humanidade ficou doente e, na tentativa de combater essa pandemia, o ser humano precisou mudar seus costumes, convívios e principalmente ter que cumprir um vital isolamento social como medida preventiva de evitar o contágio e consequentemente a propagação da doença.


Fez-se necessário criar alternativas de socialização nos cenários: político, econômico, cultural e até familiar. Sem dúvida, o cenário da cultura, foi um dos mais atingidos.


Eventos como teatro, cinema, bares noturnos, casas de espetáculos foram suspensos. Dessa forma, o contexto do carnaval também foi muito atingido.


As escolas de samba envolvidas numa incerteza quanto à realização do carnaval tiveram que reorganizar seus planejamentos.


As quadras fechadas, não podendo realizar atividades como shows, ensaios e eventos no geral perdem muito fonte de receita. Porém as escolas não estão paradas, pelo contrário, na medida do possível, fazendo uso de todos os cuidados necessários de saúde, muitas agremiações trabalham com a perspectiva de ocorrer o desfile carnavalesco. É preciso buscar alternativas!


Logo enredo 2021 Império da Zona Norte

Entre as escolas que estão planejando o carnaval em 2021, destaca-se o Império da Zona Norte, que inovou ao lançar o festival de samba enredo virtual, devido à necessidade de adaptar-se a este momento preocupante de pandemia. Essa alternativa foi de muita inteligência e precisão, não somente pelo fato de movimentar a escola, como mostrar que se está trabalhando, além de motivar, oportunizar compositores do brasil todo a interagirem com a escola. O festival virtual torna-se um precioso produto divulgando a marca da escola. Nada mais criativo, pois o tema da escola é justamento “o mundo na palma da mão”, ou seja, a importância das relações tecnológicas nos tempos atuais.


Claro que por ser um fato inusitado, são necessárias certas adaptações tanto das escolas, quanto dos compositores, mas a realização propriamente dita, já se apresenta como uma excelente maneira de ocorrer um dos eventos mais importantes, marcantes que envolvem o período pré-carnaval: a disputa de samba enredo, tão empolgante, emocionante e muito concorrida.


Mesmo não havendo aquela emoção latente da disputa presencial nas quadras com torcidas ativas, vibrantes, sadias cornetas, apostas e provocações, a dedicação no processo de construção dos compositores é tão efetiva quanto a disputa física. A ansiedade, a expectativa que envolve o processo de disputa, mesmo virtual, é tão forte, quanto os tradicionais festivas de palco.


A questão prejudicial, mas que foge do controle das escolas, é o fato de não poderem realizar em suas quadras a competição, sendo assim, consequentemente perdem na receita, pois os festivais movimentam a copa, o comércio interno da instituição e a bilheteria (quando ocorre). Mas no contexto geral, a opção pela realização de um festival de samba enredo virtual é muito positiva para as escolas, compositores e para a cultura do carnaval, visto que não deixar se apagar essa ardente chama que é o festival de samba enredo. Bem-vindo sejam os festivais virtuais!

UM SITE DESENVOLVIDO PELA EQUIPE CONFRARIA DA FOLIA 

Receba nossas atualizações via e-mail

© 2023 POR ESPECIALISTA SOCIAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now