• Confraria Da Folia

Acadêmicos da Orgia exaltará a mulher em 2021

Verde e branca disputará pelo Grupo Bronze.


"Por que me subjugais? A posição da mulher na Grécia Antiga até sua ascensão na era Moderna", este é o enredo da Acadêmicos da Orgia para o próximo carnaval. A escola anunciou seu tema em sua rede social na noite dessa segunda, 21, juntamente com vídeo explicativo. No material, o carnavalesco e autor do enredo, Adriano Goulart, explica como se dará o desenvolvimento do enredo, as referências e propostas da escola.


Confira o texto divulgado pela escola:


[...]As mulheres são as grandes protagonistas da tragédia grega: elas atuam livremente, discursam em público, traem, matam. Esse fato é aparentemente paradoxal, vindo de uma sociedade como a ateniense do Período Clássico (sécs. V-IV a. C.), fortemente androcêntrica e que propagandeava uma ideologia de reclusão doméstica feminina.

Assumindo essa questão como contemporânea, evoca a possibilidade de construir conhecimento histórico sobre a palavra e a ação política das mulheres na pólis, com base em leituras de tragédias e comédias gregas bem como dos epigramas funerários dedicados às mulheres e característicos do final do século V e início do século IV a.C. em Atenas. Explora a dimensão do cotidiano como espaço/tempo de uma política constituinte não necessariamente centrada nos espaços institucionais de decisão e governo. Afirma ser possível perceber nessas fontes a persistência de requisições femininas aquém do direito políade, validadas pela comunidade e pela dimensão da “vida comum”, mesmo que as “vozes” não sejam passíveis de identificação a uma autoria feminina.


Desta forma, utilizando como tema base a obra/música "Mulheres de Atenas" , composta por Chico Buarque, em 1976, a Acadêmicos da Orgia, fará uma viagem retórica à Grécia Antiga para contar a história das mulheres e a posição feminina, assim como a gênese da exclusão perante a sociedade patriarcal; trazendo desde a sua criação -permeando sua entronização-, até sua ascensão na era Moderna.


Dividido em três setores(Inferiorização, Concientização e Empoderamento), iremos propôr uma reflexão sobre a Sociedade Patriarcal, Feminicidio, Equidade, Sororidade e Empoderamento Feminino na era Contemporânea.


Vem com a Acadêmicos... Vem lutar pelas mulheres...


Veja abaixo o vídeo de apresentação do enredo, com a fala do carnavalesco Adriano Goulart:



A Acadêmicos da Orgia é uma das mais tradicionais escolas do carnaval de Porto Alegre, fundada em 1960. É detentora de 3 campeonatos nos desfiles do grupo principal: 1971, 1972 e 1978. Esteve na elite do carnaval pela última vez em 2009. No carnaval de 2020, ficou na 4ª colocação no grupo Bronze, quando apresentou o enredo "O Samba Que Embalou o Enredo da Minha Maior Paixão!".

UM SITE DESENVOLVIDO PELA EQUIPE CONFRARIA DA FOLIA 

Receba nossas atualizações via e-mail

© 2023 POR ESPECIALISTA SOCIAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now