• Confraria Da Folia

Carnaval 2022: UECGAPA dá pontapé para o próximo desfile

Liga anunciou formato e datas do carnaval 2022.


Vila do IAPI no desfile 2020. Foto: Kellory Moraes/Confraria da Folia

A UECGAPA (União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre) anunciou na última semana as datas e o formato dos desfiles do carnaval 2022 de Porto Alegre. O anúncio aconteceu um dia após a reunião das escolas filiadas à liga com o secretário-adjunto de Cultura da capital, Clóvis André.


De acordo com a liga, os desfiles do ano que vem devem acontecer em dois finais de semana: dias 11 e 12 de março (sexta e sábado), desfilam as escolas do Bronze e Prata, respectivamente. Nos dias 18 e 19 de março (sexta e sábado) desfilam a tribo carnavalesca e as escolas do Ouro.


Outra proposta que deve entrar em vigor para o próximo carnaval é de um desfile temático, onde as escolas da UECGAPA terão os 250 anos de Porto Alegre como tema dos seus enredos. Já anunciamos aqui que Estado Maior da Restinga e União da Tinga já alteraram seus enredos para integrar a proposta da liga.


A MOVIMENTAÇÃO NOS BASTIDORES


A notícia das datas do carnaval anunciadas pela UECGAPA mexeu com os bastidores carnavalescos e também com o público em geral. A decisão levantou polêmica, já que o carnaval de Porto Alegre possui duas entidades representativas (UECGAPA e UESPA) e, até o momento, o poder público ainda não se manifestou oficialmente sobre a realização do evento carnaval no próximo ano. Diante disso, a UECGAPA lançou uma nota esclarecendo as suas ações, salientando que todas as decisões relativas ao próximo carnaval ocorrerão em alinhamento às diretrizes dos órgãos competentes. Confira abaixo a nota na íntegra:


NOTA DE ESCLARECIMENTO


Pensando sempre na importância das decisões tomadas em prol do Carnaval da Capital, tendo em vista a nota publicada pela UECGAPA nesta quinta-feira, 3 de junho, onde menciona as datas dos desfiles de carnaval em Porto Alegre, cabe ressaltar que todos os trâmites e processos relativos à realização do espetáculo ocorrerão em consonância e sob orientação e anuência de todos os órgãos competentes envolvidos.


Este esclarecimento se faz necessário para que seja de conhecimento público que a UECGAPA, sempre respeitou e respeitará a hierarquia existente na tomada de decisões e nas providências necessárias para a realização de toda e qualquer atividade, uma vez que a intenção sempre será a de valorização da Cultura Popular e da importância das decisões tomadas, priorizando sempre o “CARNAVAL PARA TODOS”.