• Confraria Da Folia

Como será o carnaval 2019 de Porto Alegre

Escolas de samba realizaram coletiva de imprensa e anunciaram detalhes do próximo carnaval.


Desfiles ocorrerão nos dias 15 e 16 de março. Foto: Kizzy Pereira / Confraria da Folia

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 10, as escolas de samba dos Grupos Ouro e Prata anunciaram os detalhes do carnaval 2019 de Porto Alegre. Um modelo mais enxuto de desfile e estrutura deve acontecer nos dias 15 e 16 de março, no Complexo Cultural do Porto Seco.


A estrutura do Complexo Cultural do Porto Seco


Com relação à estrutura, a avenida receberá 190 camarotes (12m quadrados cada e com capacidade para até 18 pessoas), que devem ser comercializados com valores que variam de 800 a 1.500 reais. De acordo com a organização, a venda dos camarotes deve ajudar no financiamento o estrutura da avenida, que também pode vir a contar com apoio de parcerias privadas que seguem em negociação, além das leis de incentivo à cultura.


Os camarotes devem ficar ao longo do lado direito da avenida. Do lado esquerdo, estarão disponíveis quatro módulos de arquibancadas (com capacidade para 3,5 mil pessoas), que devem ter ingresso gratuito para os dois dias de desfile. A estrutura também contará com iluminação, sonorização, três cabines para jurados e dois centros de hospitalidade (HC's), além da praça de alimentação.


Haverá disputa nos grupos


Tanto no grupo Ouro quanto no Prata haverá desfile competitivo. No Grupo Ouro serão seis escolas disputando (Imperadores do Samba, União da Vila do IAPI, Império da Zona Norte, Estado Maior da Restinga, Bambas da Orgia e Imperatriz Dona Leopoldina) e no Prata, oito (Unidos de Vila Isabel, Império do Sol, Unidos da Vila Mapa, Realeza, Academia de Samba Praiana, Academia de Samba Puro, Copacabana e União da Tinga). A escola Fidalgos e Aristocratas e a Tribo Carnavalesca Os Comanches desfilarão sem concorrer. Durante a coletiva, o diretor de carnaval da Embaixadores do Ritmo, Gustavo Giró, anunciou que a escola não irá desfilar no carnaval de 2019 e que provavelmente irá se licenciar das atividades carnavalescas. A Acadêmicos de Gravataí ainda não se manifestou sobre sua participação ou não nos desfiles. Sobre o grupo Bronze, estará inativo para o próximo carnaval.


Sobre o julgamento dos desfiles, serão sete quesitos em avaliação, com 3 jurados em cada um: Fantasia, Harmonia, Enredo, Samba Enredo, Evolução, Bateria e Mestre-sala e Porta-bandeira. O uso de alegorias é opcional, não entrando como quesito para julgamento. Foram definidas também as obrigatoriedades para os desfiles, como a presença de comissão de frente, porta-estandarte, passistas. Algumas questões referentes ao regulamento ainda não foram apontadas.


Ordem dos desfiles


A ordem dos desfiles será escolhida no dia 25/01, em evento na quadra da Imperatriz. A organização definiu por mesclar as escolas do Ouro e do Prata nos dois dias de desfiles, ficando 3 do Ouro e 4 do Prata em cada um dos dias.


Não há previsão de transmissão televisiva, uma vez que o contrato com a Band (firmado por dois anos com a LIESPA, 2017-2018) se extinguiu.


Agenda carnavalesca


Além do sorteio dos desfiles no dia 25 de janeiro, também estão programados mais três eventos antes do desfile oficial. Dia 16 de fevereiro, reunindo as escolas do grupo Prata; dia 22 de fevereiro, na quadra de Bambas da Orgia e mais um (ainda sem data) na quadra do Estado Maior da Restinga.


Sobre a corte do carnaval, foi definida que a rainha, a princesa e o rei, escolhidos para o carnaval de 2018, serão reconduzidos nos respectivos cargos para o carnaval de 2019.

UM SITE DESENVOLVIDO PELA EQUIPE CONFRARIA DA FOLIA 

Receba nossas atualizações via e-mail

© 2023 POR ESPECIALISTA SOCIAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now