• Confraria Da Folia

Folia em Porto Alegre só em 2022

Ano de 2020 se encerra com a certeza de que o carnaval 2021 não será realizado na capital dos gaúchos.


(*) Por Édy Dutra


Diferente do que pregam as organizações dos carnavais de São Paulo e Rio de Janeiro, Porto Alegre não terá desfiles de carnaval no próximo ano. Enquanto cariocas e paulistanos trabalham com a proposta de realizar os desfiles das escolas de samba em julho de 2021, as entidades representativas do carnaval de Porto Alegre, UESPA (União das Escolas de Samba de Porto Alegre e Região Metropolitana) e Uecgapa (União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre) optaram pelo cancelamento da festa, deixando tudo para 2022. O momento de pandemia foi crucial para a decisão.


Escolas desfilaram no Porto Seco em março de 2020. Foto: Kellory Moraes/Confraria da Folia

Mas acredito que não só isso foi levado em conta para o cancelamento. Porto Alegre não possui nenhuma estrutura para isso. E quanto falo em estrutura, falo em todos os sentidos: política, financeira, organizacional.


Enquanto lá em cima se há um planejamento mais concreto para se tocar 2 carnavais em tão pouco tempo (acontecendo 2021 em julho, as escolas terão menos de 1 ano para pensar e se reorganizar para 2022), por aqui, em "tempos normais", ainda estaríamos lidando com a dúvida se 2021 sairia do papel.


Sensata e acertada a decisão do cancelamento. Por mais que se ame a cultura carnavalesca, muitos sambistas perderam familiares e amigos por conta da pandemia, que AINDA NÃO ACABOU. A falta de medidas sanitárias efetivas para lidar com todo esse problema que assola o país é preponderante para que repensemos o nosso modo de vida, a nossa forma de se relacionar com o próximo, as formas de trabalho e de produção - de cultura, arte, negócio. Diferentemente dos carnavais do centro do país, onde há uma cadeia quase que 100% dependente dos desfiles, por aqui não há essa relação tão interligada com a festa, o que faz com que seu adiamento não traga consequências tão pesadas.


Mas uma coisa é preciso salientar: que esse novo período "entre festas" - de 2020 à 2022 - sirva para que, tanto as entidades representativas quanto as próprias escolas, repensem as suas formas de gestão, de produção carnavalesca, o seu conceito de ESCOLA DE SAMBA. O carnaval de Porto Alegre, há anos, pede por uma nova consciência de folia e talvez a oportunidade esteja aí. Que em 2022 a gente volte para a avenida com um novo olhar sobre a nossa cultura.

UM SITE DESENVOLVIDO PELA EQUIPE CONFRARIA DA FOLIA 

Receba nossas atualizações via e-mail

© 2023 POR ESPECIALISTA SOCIAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now