• Confraria Da Folia

No Quilombo Imperador ecoa um grito de libertação

A 'escola do povo' celebra a Consciência Negra com um dia especial de atividades em sua quadra.


(*)Por Éder de Barros


No próximo dia 17 de novembro em alusão ao dia da consciência negra, ocorrerá na quadra da Imperadores do Samba, a primeira “Festa da Consciência Negra no Quilombo Imperador”. As atividades envolvem oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais e desfile de moda afro.


O evento, dentre outros motivos, tem como objetivo, “buscar resgatar a ancestralidade do carnaval e da participação do negro no convívio com a escola”, segundo Fernanda Aguilhera, uma das entusiastas da quizomba. Além disso, busca-se também a integração de diversas áreas para dentro do convívio carnavalesco, tais como área da saúde, movimentos negros, moda e advocacia. Há ainda a necessária busca de atribuir à quadra dos Imperadores um fim social e afirmativo entre a escola e a comunidade negra.


Segundo Luana Costa, mais uma organizadora, este evento é também “um projeto para que a data se torne um evento permanente no calendário oficial da cidade de Porto Alegre e que no futuro exista inclusive a participação da inciativa privada como patrocinadores da festividade ancestral”.


Artesanato, comidas afro, turbantes, rodas de conversa que envolvem temáticas de saúde da população negra, religiosidade, afro empreendedorismo, visibilidade e empoderamento do negro, assim como, a marcha do orgulho crespo, serão os principais assuntos tratados.

Além das entusiastas Fernanda e Luana, o presidente da Imperadores. Érico Leoti, e o colaborador Gilberto Soares, contribuem de forma efetiva para a realização do evento, além é claro, de uma grande equipe.


Organizadoras do evento, Fernanda Aguilhera e Luana Costa. Foto: Divulgação

Por fim, vale ainda conferir a oficina de Abayomi, (palavra que tem origem ioruba, significando aquele que traz felicidade ou alegria) boneca negra confeccionada pelas mães de crianças, a partir de retalhos da própria roupa, durante as insolentes viagens dos navios negreiros. Tal técnica tinha como objetivo justamente trazer alento para as crianças que se encontravam no convés maldito. Encerrando o evento, haverá a apresentação das escolas de samba Bambas da Orgia e da anfitriã, Imperadores do Samba.


O evento tem a previsão de receber um público de mais de 1.100 participantes. Imperdível é pouco! O evento é necessário! “Tire o preconceito do caminho que vamos passar com a nossa cor”.


Salve o Samba e a nossa cultura!!


SERVIÇO:


O quê: Festa da Consciência Negra no Quilombo Imperador.

Quando: 17/11 (sábado)

Onde: Quadra Imperadores do Samba (Av. Padre Cacique, 1567)

Horário: a partir das 9:30h até às 12h e das 14h às 23h

Ingressos: entrada franca


UM SITE DESENVOLVIDO PELA EQUIPE CONFRARIA DA FOLIA 

Receba nossas atualizações via e-mail

© 2023 POR ESPECIALISTA SOCIAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now