• Confraria Da Folia

O vôo de Bruno Martins

Intérprete estreará na elite do carnaval pela Império do Sol


Destaque no último carnaval, quando defendeu as cores da Unidos da Vila Mapa, Bruno Martins agora alcança um novo patamar em sua carreira. O intérprete fará sua estreia como microfone oficial de uma escola do grupo principal do carnaval de Porto Alegre em 2020, com a Império do Sol. E o Confraria da Folia conversou com o cantor para falar sobre este novo momento em sua trajetória carnavalesca.


Carnaval de 2019. Foto: Gabryel Costta/TMJ

Dividir o microfone com Joel Alves, um dos intérpretes mais experientes do carnaval e que está a mais tempo no posto, te deixa confortável ou tem um desafio aí?


Na real me deixa super confortável contar com tamanho experiência do meu lado. Estou muito contente em estar na escola agora, neste novo momento, na minha tão esperada estreia no grupo Especial, dividindo microfone com o Joel. É importante dizer que nós dois somos os intérpretes da escola, e com certeza vai ser um trabalho muito bacana. Estou muito feliz, a escola me recebeu muito bem. Gostaria de agradecer ao presidente Miro pela oportunidade.


Você é apontado como um dos grandes intérpretes da chamada nova geração. Sente o peso da responsabilidade em estrear no Especial agora? Acha que demorou?


Fico muito feliz de estar sendo apontado nesta safra da nova geração do carnaval, e a responsabilidade acho que ela vem desde sempre. Desde o tempo em que tu canta numa escola de grupo intermediário ou numa escola do interior, outra cidade. A responsabilidade vai ser sempre a mesma, seja na Série Prata, Série Bronze ou Ouro. E acho que está mais que na hora da nova geração tomar seus espaços.


Você vem de uma família de grandes intérpretes. Como é seguir este legado de Paulão da Tinga e Paulinho Durão?


Eu sou muito feliz por seguir este legado, poder dar seguimento a esta história. Que não é só a história da minha família, se mistura também à história do carnaval. Para mim, desde sempre, foi um peso muito grande ter que interpretar, cantar um samba enredo, sabendo que já cantaram meu tio, meu pai, pessoas que já fizeram grandes histórias dentro do carnaval de Porto Alegre. Mas também vejo que chegou o momento de eu fazer a minha história. E hoje eu fico mais feliz, pois espero que eu tenha conseguido deixar uma semente, que é meu filho, para dar seguimento à essa bandeira do samba e à essa vocação dos Batistas de cantar samba enredo.


Já foi apresentado na comunidade? Tem data para a estreia?


Bruno e presidente Miro. Foto: Altamiro Lopes.

Fui apresentado para a diretoria, destaques, todo o pessoal da escola na festa junina, no domingo passado (07). E estamos aguardando para ver como será a estreia com samba enredo e todos os preparativos para o próximo carnaval.


Nos palcos sua performance no espetáculo "Baila, Minha Porta-Estandarte" foi muito elogiada. Como foi participar deste projeto?


Para mim, foi um momento ímpar na minha carreira ter recebido essa honra, esse convite da Kizzy e da Guislaine... E cantar a história da Onira, que para mim é uma grande amiga, grande parceira, uma pessoa que sempre me ajudou muito nesta trajetória... Para mim foi um momento de muita felicidade. E cito isso como um salto na minha carreira, pois foi do teatro para frente que muitas portas se abriram, muitas coisas aconteceram na minha vida. Eu vou ser eternamente grato por ter cantado neste espetáculo.


Espetáculo Baila Minha Porta-Estandarte, em maio, na Casa de Cultura Mário Quintana. Foto: Nilveo Pereira Christiano

E confesso que não me sentia à altura. Quando eu recebi o convite não sabia nem se seria capaz de cantar, tamanho repertório, tamanha história... E fazer parte desta história, com grandes nomes que rodeiam a própria história da Onira, foi um momento de muita felicidade na minha vida.






A MAJESTOSA DO VALE RUMO À 2020


Além da chegada do intérprete Bruno Martins, a Império do Sol apresentou seus novos reforços no departamento de Carnaval. Roberto Soares chega para assumir a direção de carnaval da escola. Eliane Aparício comandará o time de destaques. Edinho Amorim, Paulo Lima e André Oliveira farão parte da Direção de Harmonia Geral do Império.


Willian e Jéssica gabaritaram o quesito em 2019. Foto: UECGAPA.

Além das novidades, a escola renovou com seus quesitos nota máxima esse ano: o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Willian e Jéssica, e Cassinho, mestre de bateria.


Campeã da Série Prata em 2019, a Império do Sol retorna ao grupo principal com o enredo "A Império do Sol Desafia, façam suas apostas, o Jogo Começou".