• Confraria Da Folia

Parabéns, Confraria!

Neste 1 ano de história, buscamos ser o espaço para a cultura popular. O seu local de amigos.


O Confraria da Folia completa 1 ano. Um embrião surgido do propósito de não deixar apagar a chama, a vontade de falar sobre carnaval, sobretudo o de Porto Alegre. O Confraria nasce em meio a crise carnavalesca, em meio a incerteza dos festejos, da continuidade da nossa cultura. Envoltos de esperança, os confrades decidiram se unir para, ao seu modo, contribuir na retomada dos desfiles, da tradição de décadas e décadas de história, de sambas e paixão.



Herdamos a essência do debate, da conversa, da roda de opiniões. Nosso propósito é sempre discutir, fazer o carnaval ser muito mais do que uma simples notícia ou momento de lazer. Nossos programas, mesmo que com pouca estrutura, carregam o anseio de levar ao público conteúdo com qualidade, veracidade, com a marca da crítica. É importante ressaltar que criticar é apenas "falar mal". É analisar, identificar pontos positivos e negativos e, ainda, apontar direcionamentos.


Aos poucos, vamos construindo o nosso modelo de cobertura carnavalesca, sempre procurando levar ao público o melhor que podemos oferecer. Não nos importa em não sermos os primeiros sempre, ávidos pelo furo da reportagem. Nos interessa mesmo o trabalho com a informação, o aprofundar daquilo que está sendo exposto. Uma boa manchete não é nada sem um bom lead lhe sustentando.


Não somos profissionais do jornalismo, mas somos agentes da comunicação carnavalesca. E como tal, também temos a responsabilidade de assumir toda e qualquer consequência surgida a partir daquilo que é publicado e trabalhado por nós. O respeito com o público e com nossos colegas sempre foi uma premissa de extrema importância para os integrantes do Confraria da Folia. Compartilhar, apoiar, dar crédito aos veículos parceiros, são atos nobres dos quais estamos sempre a lembrar e exercitar.


De post em post, de evento em evento, chegamos em 1 ano, com milhares acessos em nossas publicações no site, curtidas nas redes sociais e o respeito e reconhecimento por parte da organização do carnaval e dos profissionais desta grande cadeia cultural. Mas, acima de tudo, com o respeito e carinho daqueles que sempre nos acompanham. Neste 1 ano de história, buscamos ser o espaço para a cultura popular. O seu local de amigos. E acreditamos que assim vamos seguir.