• Confraria Da Folia

Série Prata também terá produção de sambas

Confira como será a produção dos sambas do grupo de Acesso para o carnaval 2019.


Sambas serão disponibilizados em plataformas digitais. Foto: reprodução internet.

Seguindo as novidades do carnaval 2019, as escolas da Série Prata (grupo de Acesso) anunciaram que também terão seus sambas gravados para este ano. A produtora Samba dos Guri, com apoio da UECGAPA, entidade que responde pelas escolas do grupo de acesso, irão produzir e lançar os sambas das escolas nas plataformas digitais, sem a divulgação em cd físico. Uma novidade para o carnaval de Porto Alegre, seguindo a tendência do centro do país.


O Confraria conversou com Flávio Ramires, integrante do Samba dos Guri, que falou como será a produção dos sambas e o trabalho na divulgação do carnaval das escolas da Série Prata.


Os integrantes do Samba dos Guri. Foto: Flávio Ramires

CONFRARIA: O Samba dos Guri surgiu como uma parceria de samba enredo e agora é uma produtora. Já havia esse intuito de crescer a parceria neste sentido?


Flávio Ramires: Na realidade nunca tivemos esse intuito, tudo aconteceu muito ao natural, até mesmo o início de nossa parceria como compositores, somos grandes amigos apaixonados pelo nosso carnaval, procuramos sempre fazer fazer algo que possa agregar, principalmente ligado a parte musical que é nosso berço uma vez que todos somos oriundos de bateria.


CONFRARIA: A iniciativa de produzir os sambas da Série Prata partiu do Samba dos Guri? Como se desenvolveu essa ideia?


Flávio Ramires: Sim, partiu! Em conversas que temos diariamente chegou-se a idéia de produzir as faixas da Série Prata, esse projeto foi iniciado ainda no início de dezembro, onde através de conversar com o Presidente Érico Leotti e posteriormente com o também presidente Baia tivemos o aval para concretizar a ideia .


CONFRARIA: A proposta de lançar os sambas em plataformas digitais acompanha a tendência dos grandes centros, como SP e RJ, mas que ainda mantém os cds físicos. Acredita que Porto Alegre pode ingressar nesse novo método digital e focar nisso sem o cd físico? É o fim do cd das prateleiras?


Flávio Ramires: Acreditamos ser nesse momento a forma mais viável de disponibilizar um material de qualidade e sem custos aos amantes do carnaval. A confecção de CD's físicos exige um pouco mais de investimento e analise de risco que as plataformas digitais não requerem. Certamente ainda não é o fim do CD nas prateleiras, mas certamente é um caminho natural e inevitável assim como aconteceu com as Fitas, DVD's e mais recentemente com os Pen Drives. Tudo está cada vez mais digital, ter onde "rodar" nossos cds será cada vez mais difícil.


CONFRARIA: Como vai se dar o processo de produção dos sambas? Todas as escolas participarão da gravação?


Estamos organizando junto as escolas ligadas ao Uecgapa o calendário de gravações que deve contar com: Realeza, União da Tinga, Copacabana, Império do Sol, Unidos de Vila Mapa, Praiana, Vila Isabel, Samba Puro, Fidalgos e Aristocratas e Comanches. A produção será totalmente independente realizada em estúdio, onde teremos uma equipe fixa de trabalho, contando com os intérpretes, diretores de bateria e integrantes das agremiações para finalização das faixas. A intenção é iniciar ainda nesta primeira quinzena de janeiro.


CONFRARIA: Qual a importância que você vê na produção dos sambas do Grupo de Acesso? O quanto isso agrega ao carnaval?


Principalmente a valorização dos trabalhos realizados nestas comunidades, sabemos das dificuldades de se manter nossas escolas ativas e atrativas ao público até mesmo no Grupo Especial. Quantos sambas, tema-enredos foram esquecidos ao longo desses anos por não haver qualquer registro, o tempo que cada um dedica pra escrever, desenvolver e realizar qualquer atividade em uma escola não pode ser em vão. Nosso carnaval só voltará a ser forte com a maior quantidade possível de escolas vivas e lutando por esta cultura.

UM SITE DESENVOLVIDO PELA EQUIPE CONFRARIA DA FOLIA 

Receba nossas atualizações via e-mail

© 2023 POR ESPECIALISTA SOCIAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now