• Confraria Da Folia

Trovão Azul em Festa

Ritmistas da azul e branco promovem grande evento nesta quinta, celebrando mais um ano como uma das baterias mais tradicionais do carnaval.


(*) Por Pedro Linhares



Nesta quinta-feira, a tradicional Quinta em Azul e Branco tem sabor e ritmo todo especial: é a festa da Bateria Trovão Azul, que celebra mais um ano com uma das baterias mais tradicionais de nosso Carnaval Gaúcho, com históricos de grandes mestres, como o próprio atual presidente Nilton Pereira, Estêvão Renato Pereira, Biskuim, Dadá, Mestre Inho, Mestre Sandro, Sandro Gravador, entre outros.


Bateria Trovão Azul na Mostra de Sambas 2019. Foto: Altamiro Lopes

Para comemorar, o Ninho da Águia receberá as visitas de Estador Maior da Restinga e a Bateria Sinfônica, de Imperadores do Samba. Nossa equipe falou com o Mestre Willian, que estará a frente do grupo pela primeira vez neste ano. Confira:


Confraria da Folia: Conte um pouco de sua trajetória como ritmista. Você sempre sonhou em ser Mestre de Bateria?


Mestre Willian: Minha vida de ritmo iniciou em 1998 tocando repinique na bateria mirim do"Bambas do Futuro", em 2000 tive minha primeira experiência fora do Ninho da Águia, desfilei pela Filhos da Candinha. Toquei em diversas baterias, fiz muitas amizades e dei boas risadas, acredito que isso foi o que me fez seguir o lado do ritmo (também já fui passista mirim e fiz ensaios como mestre-sala e em comissão de frente). Todo jogador sonha em chegar na sua seleção, o sonho de todo bom ritmista é ser mestre na sua escola do coração, pra mim, sonho realizado.


Confraria: Como você vê o atual cenário das baterias de Porto Alegre? O que tem de mais positivo e o que poderia melhorar?


Mestre Willian: Vejo nas baterias de Porto Alegre muita qualidade, muita musicalidade, características mantidas ou sendo resgatadas aos poucos e as identidades de cada bateria reaparecendo com naturalidade. Tiro como ponto positivo a entrega e a união dos ritmistas. Mesmo com o carnaval desacreditado por parte da sociedade, os ritmistas continuam fiéis, presentes e em grandes quantidades até mesmo nas escolas de menos tradição, unidos e ajudando um ao outro. O coração é uma das partes mais importantes do corpo humano e merece muita atenção, acredito que, de um modo geral, as baterias não recebem a devida atenção... No caso do Bambas hoje, pelo fato de o presidente, Mestre Nilton, ter sido membro de baterias a vida toda facilita para mim, mas não é o mesmo cenário das co-irmãs.


Bambas na Descida da Borges, 2018, na Festa Nacional da Música. Foto: Feijão

Confraria: Qual o maior desafio de estar em uma escola de ponta? Criar uma identidade com a escola requer quais características básicas?


Mestre Willian: Estar em uma escola de ponta é desafiante para qualquer pessoa ou setor, no meu caso, o desafio maior foi ganhar a confiança e a credibilidade das pessoas... trata-se do meu primeiro ano cruzando a linha amarela como o principal diretor da bateria, apesar de já estar na escola e no mundo carnavalesco a muito tempo, para ser um "Mestre" estreante na escola mais vitoriosa do nosso carnaval é necessária a confiança de muitas pessoas e principalmente a confiança dos ritmistas da Trovão Azul, da direção desta bateria e a minha autoconfiança. Acredito que a partir da confiança se inicia a criação da identidade, acrescento dedicação, empenho e trabalho... isso faz as pessoas te reconhecerem, uma pitada de humildade e simpatia ajuda muito.


Confraria: Qual a recomendação para quem tem o sonho de ser Mestre de Bateria de sua escola do coração?


Mestre Willian: Para quem sonha em ser o Mestre na Bateria da sua escola de coração eu dou duas dicas: trabalhe para que seu esforço seja reconhecido e nunca abra mão do seu sonho!


Confraria: Deixe um recado para a comunidade carnavalesca.


Mestre Willian: Nação Azul e Branco, povo carnavalesco e a todos os curiosos e simpatizantes. Na quinta feira dia 14 de fevereiro a Bateria Trovão Azul de Bambas da Orgia realizará uma festa com as convidadas Estado Maior da Restinga e Imperadores do Samba. A quanto tempo não acontecia um evento com as atenções voltadas para estas três grandes escolas? Venha se divertir, venha prestigiar, curtir um bom carnaval em um bom ambiente e com excelentes atrações... Tudo isso em um só lugar, tudo isso em uma só data. Desejo a todos uma ótima festa de Momo com muita alegria, felicidade, descontração e satisfação dos seus organizadores, participantes e apreciadores.