• Confraria Da Folia

UCF promove grande encontro neste sábado

1ª Vivência Coletiva Corporal e Artística deve reunir professores e coreógrafos de dança e expressão corporal


A União das Comissões de Frente do Carnaval de Porto Alegre (UCF) segue a todo vapor com suas atividades voltadas à valorização da dança e do segmento a qual representa. Após o grande encontro ocorrido no mês de Julho, onde apresentou para a comunidade carnavalesca as suas propostas e fundamentações, o grupo agora promove para o próximo sábado, 07, um grande encontro para compartilhar experiências sobre dança, coreografias e expressão corporal. O Confraria da Folia conversou com Salmo Silva, um dos representantes do movimento, para saber um pouco mais sobre a programação da atividade e também os próximos passos da UCF dentro do carnaval.



Qual o propósito do evento de sábado e quem pode participar?


A vivência coletiva corporal e artística vem para proporcionar momentos nos quais todos nós podemos, mostrar o que sabemos, aprender mais juntos com os professores e trocar com os alunos. O papel dos professores convidados nessa primeira edição, (Edison Garcia, Eduardo Yohaness, Thyago Cunha e Gil Collares) irão muito além de ensinar conteúdos, mas cuidar e deixar que os alunos experimentem coisas novas. Dançar com o outro, no sentido mais amplo que esse verbo pode alcançar, faz com que possamos reconhecer e respeitar as diferenças de corpos, de movimentos, e de estilos de danças.


Todos podem participar, buscamos ampliar a qualificação artística para todos que atuam com a expressão corporal, no cenário carnavalesco ou fora dele. Porta-estandartes, porta-bandeiras, Mestre-Salas, comissões, passistas, madrinhas, rainhas e musas, ala das baianas, intérpretes, atores e atrizes, dançarinos, bailarinos, crianças, jovens, adultos, melhor idade... A vivência é para todos.


As comissões de frente aderiram à proposta da UCF?


Acreditamos que na sua totalidade sim! Tudo demanda o entendimento, a compreensão e a parceria ser baseada na confiança, olho no olho e boa vontade. Trabalhar os interesses coletivos , é sempre algo desafiador. Mas com perseverança e o diálogo, prevalecerá a União das Comissões de Frente em prol da Cultura Carnavalesca.


Como a organização do carnaval (UECGAPA, UESPA) recebeu a UCF após o primeiro encontro de julho?


Acreditamos que com as manifestações públicas e reuniões, onde buscamos sempre contar, com a presença de um dos Presidentes das Escolas de Samba ou da Uecgapa ou da Uespa, estão notando que realmente temos uma União organizada, mais madura em prol do que está sendo tratado, a valorização dos artistas populares e da cultura carnavalesca. Sendo assim estão respeitando, e manisfestando apoio ao que estamos propondo ao Carnaval.


NOTA DO SITE: Na noite da última terça-feira (3), a UCF se reuniu com os presidentes das escolas das séries Ouro e Prata, além de representantes da UECGAPA e da UESPA, entidades representativas do carnaval de Porto Alegre. Durante o encontro, o grupo apresentou suas propostas para o segmento comissão de frente no carnaval de Porto Alegre. O principal objetivo do grupo é fazer com que o quesito seja pontuado na avaliação carnavalesca. A organização do carnaval ainda estuda essa possibilidade para 2020.


O grupo já tem outras atividades programadas?


Fizemos nosso primeiro debate com entrada franca "Conversando com as Comissões de Frente" no Mês de Julho de 2019. Agora no mês de Setembro teremos a 1ª Vivência Coletiva Artística e Cultural. Após esse evento, nos reuniremos para avaliar como foi a adesão e conversar para tratar de novas programações.



A 1ª Vivência Coletiva Artística e Cultural acontece na Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro), na sala Cecy Frank (4º andar), a partir das 18h deste sábado, 07. O valor para participação é de R$ 15,00 por pessoa, com direito a participar das 4 aulas da atividade, além de receber certificado. Confira abaixo a programação.


Das 18:00 às 18:40

Professor Edson Garcia

"Ritmos associados ao Samba, coordenação motora, e contagem musical".


Das 18:45 às 19:20

Professor Gil Collares

"Expressão Corporal na avenida. Conexões entre o corpo e a platéia".


Das 19:25 às 20:10

Professor Eduardo Yohaness

"Do Tango, ao Samba

Criação e Montagem de coreografia".


Das 20:15 às 20:55

Professor Thyago Cunha

"Afro Contemporâneo".