• Confraria Da Folia

UECGAPA anuncia fim da parceria com a Bah

Diretores reforçam ainda que, por parte da entidade, não há divisão no Porto Alegre.


UECGAPA (União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre) realizou, na tarde desta quarta-feira, 15, uma coletiva de imprensa virtual, respondeu questões feitas por jornalistas e integrantes de diversos veículos. O presidente da entidade, Marcos Pires (o Kinho), e do diretor de carnaval, Valdinei Nascimento, estiveram presentes.


Destacamos aqui alguns pontos importantes levantados durante a coletiva de imprensa. Confira.


FIM DA PARCERIA COM A PRODUTORA BAH


Kinho anunciou que, dentro dos parâmetros já estabelecidos pelo contrato, a entidade tinha a prerrogativa de rescindir a parceria com a produtora caso não se sentisse plenamente atendida dentro daquilo que considera satisfatório, e sem pagamento de multa, na produção dos desfiles de 2020. Com isso, em comum acordo com o conselho de presidentes, a Uecgapa definiu por encerrar o contrato com a Bah, assinado inicialmente para 3 anos. De acordo com Valdinei, a ideia é abrir edital para seleção de uma produtora para produzir o próximo carnaval. "Não vamos ficar refém de nenhuma produtora", reforçou.


ESCOLAS DO OURO NA UECGAPA


Questionado sobre o ingresso de escolas do grupo Ouro à entidade que, originalmente, surgiu para conduzir e dar suporte aos grupos de Acesso (Prata e Bronze), Kinho afirmou que as escolas que ingressaram vieram por vontade própria, alegando que a Uecgapa não foi atrás de nenhuma agremiação. "A Uecgapa está preocupada em fazer carnaval para todas as escolas. E vamos estar abertos a todas as escolas que nos procurarem, todo o carnaval", destacou.


Kinho foi enfático ao dizer que não concorda com a ideia de que há divisão no carnaval e que esta divisão tenha sido proposta pela Uecgapa. Ele também afirmou que "a única entidade cadastrada e regulamentada para gerir o carnaval de Porto Alegre é a Uecgapa. Nós vamos realizar o carnaval no Porto Seco, não haverá dois carnavais. A não ser que eles não queiram fazer conosco".


O GRUPO BRONZE EM 2021


Inicialmente planejado para ter seus desfiles realizados na Orla do Guaíba em 2020, o carnaval do Grupo Bronze aconteceu no Porto Seco, por força contratual. Para 2021, Valdinei salientou que as possibilidades serão apresentadas ao Bronze para que as escolas possam escolher o que será mais viável: desfilar no Porto Seco novamente ou ir para a Orla.


A entrevista coletiva na íntegra pode ser vista através DESTE LINK. A entidade também possui seu canal na internet, que pode ser acessado AQUI.